.Jesus é o Bom Pastor
Lição 3
16 de outubro
Jesus cuida de mim como o melhor e mais amoroso pastor cuida de sua ovelha favorita.
![]()
"O Senhor é o meu Pastor; nada me faltará."
Salmo 23:1
![]()
![]()
Clique no dia ![]()
![]()
![]()
Culto em FamíliaLeitura da Bíblia. Nesta semana, leiam a história em João 9, 10: 1 -18. .
Debate em família. Em que sentido Jesus é como um pastor? Em que sentido Ele é como um bom dono de animal de estimacão? (Vejam a secão Eu Amo a Palavra de Deus.)
Como Ele é melhor do que um pastor ou dono? Pensem em alguns dos outros exemplos que a Bíblia nos dá sobre Jesus. Pecam a cada pessoa para mencionar seu exemplo favorito.
Atividade em família. 0 pastor de sua igreja é um auxiliar de Jesus, o bom Pastor. E por isso que também o chamamos de pastor.
Pensem em cinco coisas que seu pastor faz que os ajudam a conhecer e entender melhor a Deus ou cinco maneiras de ele os tratar que representa como Jesus trata Suas ovelhas.
Escrevam um bilhete ao pastor, agradecendo-lhe por essas coisas.
Lembrem-se: os pastores auxiliares de Jesus também precisam ser amados!
Oração em família. Pecam a Jesus para ajudá-los a tratar bem osoutros. Peçam-Lhe para mostrar-lhes quando vocês estiverem se parecendo mais como os fariseus do que como boas pessoas guiadas por um Pastor, trabalhando com Jesus.
Leia a História da semana e o Verso Áureo
![]()
![]()
História
Na época em que Jesus viveu na Terra, os fariseus eram os líderes religiosos judeus. Eram muito rigorosos ao cumprir as leis e costumes religiosos. Faziam tudo certinho. Por causa dessa maneira
rigorosa de guardar leis e costumes, as pessoas achavam que a religião dos fariseus era superior.Guardar leis pode ser muito bom. As leis mantêm as pessoas seguras e as ajudam a fazer as coisas do modo certo. Mas a maneira como os fariseus guardavam as leis e costumes religiosos era errada porque eles acrescentavam suas próprias leis às leis de Deus e afastavam as pessoas do Deus amoroso e compreensivo.
Jesus amou os fariseus como ama cada um de nós. Ele tentou lhes mostrar uma maneira melhor de viver, mas muitos dos fariseus odiavam a Jesus.
Eles não gostavam quando Jesus desobedecia a suas leis porque isso tirava seus poderes sobre o povo judeu. Os fariseus odiavam tanto Jesus que finalmente decidiram matá-Lo.Certa vez, Jesus curou um homem cego no sábado. Curar aos sábados era contra as leis dos fariseus (veja Curiosidades).
O homem foi levado aos fariseus e contou que Jesus era um profeta. Os fariseus estavam mais bravos do que nunca. Disseram ao homem que ele nem poderia ir à sinagoga de novo.
Jesus foi conversar com o homem. Queria que soubesse o quanto Ele o amava, por isso contou uma história.
As pessoas no tempo de Jesus sabiam tudo sobre ovelhas e pastores. Sabiam que os pastores amavam suas ovelhas e até lhes davam nomes.
0 pastor ajudava suas ovelhas encontrando comida e água durante o dia e dormindo na porta do curral à noite. Dessa forma, ninguém poderia entrar para machucá-las ou roubá-las. 0 pastor preferiria morrer do que deixar qualquer pessoa ou animal machucar um de seus animais.
As ovelhas conheciam a voz de seu pastor e atendiam quando ele as chamava. Mas fugiam se um estranho tentasse chamá-las. As ovelhas seguiam felizes seu pastor porque sabiam que ele cuidaria delas.
- Eu sou a porta por onde passam as ovelhas - disse Jesus.
Jesus queria dizer que a única maneira de ser parte da família de Deus é acreditar nEle.
- Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas. João 10: 11, BLH.
Jesus estava falando às pessoas que as amava tanto quanto o mais amoroso pastor amava suas ovelhas, e que morreria para salvá-las. Ele disse novamente:
- Eu sou o bom pastor. Assim como o Pai Me conhece, e Eu conheço o Pai, também conheço as Minhas ovelhas, e elas Me conhecem e estou pronto para morrer por elas. João 10:14 e 15, BLH.
Jesus queria que as pessoas entendessem que Ele sabia tudo sobre elas por dentro e por fora, e que Seu povo 0 conhecia também e queriam segui-Lo.
Como isso parecia diferente da religião que os fariseus estavam tentando ensinar às pessoas!
Jesus lhes disse que elas eram mais importantes do que leis. Ele cuidaria delas e as guiaria para onde precisassem ir.Jesus é o nosso bom Pastor!
Leia o Verso Áureo
![]()
Procure o Salmo 23 em sua Bíblia. (Salmo é o livro grande que está quase no meio da Bíblia. Quando você tiver encontrado o livro de Salmos, procure o número 23 grande. Esse é o Salmo 23.)
Leia o Salmo 23 inteiro. Não é um lindo exemplo de Jesus, o bom Pastor?
Imagine o que o Salmo diria se fosse voce quem estivesse escrevendo sobre seu animalzinho de estimação e Jesus fosse o bom dono dele.
Reescreva pelo menos dois versos do Salmo para adaptar seu animalzinho a Jesus, o bom dono.
Leia a História da semana
![]()
![]()
CuriosidadesAlgumas das leis dos fariseus sobre o sábado eram:
1. Uma pessoa não podia usar sandálias amarradas, porque precisaria dar os nós e isso seria um trabalho;
2. Uma pessoa não podia cortar suas unhas, cabelos ou barba;
3. Um médico não podia socorrer uma pessoa a menos que a vida dela estivesse em perigo.
0 homem da história tinha nascido cego. Os fariseus achavam que as coisas ruins aconteciam às pessoas por causa do pecado delas. Alguns fariseus acharam que a homem devia ter pecado antes mesmo de nascer! Outros acharam que seus pais deviam ter pecado. Eles não entendiam que, às vezes, acontecem coisas ruins porque as pessoas vivem num lugar perigoso - um mundo cheio de pecado - e não porque elas tenham feito algo errado.
Quando lemos que Jesus cuspiu na terra, pôs a lama nos olhos do homem e lhe disse para lavá-los no tanque de Siloé, parece nojento. Mas as pessoas no tempo da Bíblia acreditavam que o cuspe de pessoas importantes poderia curar. Sabemos que não foi o cuspe de Jesus e sim Seu poder que curou.
Leia a História da semana e o Verso Áureo.
![]()
![]()
Quebra-CabeçaJesus usava meios para que as pessoas de Sua época entendessem.
Procure João capítulo 10. Descubra quais versos falam estas coisas sobre ovelhas:
1. As ovelhas ouvem Sua voz.
2. As ovelhas O seguem.
3. Sou a porta por onde passam as ovelhas.
4. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.
5. Conheço Minhas ovelhas.
6. Ainda há outras que Me pertencem.
Leia a História da semana até poder contá-la a alguém
![]()
Fale Sobre Isso
Esta semana você vai testemunhar sobre o amor de Deus a seu pastor. Isso mesmo! Os pastores também precisam ser amados. Lembre-se de que uma das maneiras de Deus mostrar Seu amor às pessoas é através do seu amor. Como você gostaria de mostrar seu amor ao pastor?
Veja a Atividade em Família na seção Culto em Família e escreva um bilhete a seu pastor (se ainda não tiver feito isso com sua família).
Você ficará surpreso ao ver como seu pastor ficará feliz. Ele pode até lhe dizer que receber seu bilhete foi a melhor coisa que aconteceu em toda a semana.
Pense Nisto
Você tem um animalzinho de estimação? Um cachorro ou um gato? Seu animal é como a ovelha da história de Jesus? Ele vem quando você o chama? Fica feliz ao vê-lo? Fica feliz em segui-lo?
Você é como o pastor da história de Jesus? Você sempre se certifica de que seu animalzinho tem água, comida e veterinário quando precisa?Você tenta manter seu animalzinho seguro dentro de casa ou no jardim? Você conversa e brinca com ele?
A maneira como você ama seu animalzinho e como ele ama você é outro jeito pelo qual você pode entender o amor de Jesus.
Espero que você seja o dono mais amoroso para o seu animalzinho de estimação. Espero que você possa aprender a amar e confiar em Jesus como seu animalzinho ama e confia em você.
Recapitule a História da Lição e o Verso Áureo