Lição 12
  12 a 19  de junho
Quando Todos Ajudaram

Somos mais felizes e fazemos mais quando ajudamos uns aos outros a trabalhar  para Deus.

"Porque nós somos cooperadores de Deus." 
l Coríntios 3:9

clique no dia que deseja estudar
sábado quarta
domingo/segunda quinta
terça sexta

Culto em Família 
Leiam a lição desta semana em Neemias 2; 4; 6:1-9, 15; 8:1-6.

Debate em família
Numerem as frases na ordem correta:

____  Neemias encontrou as  coisas confusas. Mas ele animou o povo e eles começaram a trabalhar.
____  Neemias, um  copeiro do rei, ouviu sobre os muros de Jerusalém. Ele pediu ao rei para deixá- lo ir para Jerusalém e ajudar a reconstruí-los.
____  Os vizinhos inimigos continuaram  a causar problemas. Neemias organizou os trabalhadores em duplas: uma pessoa  para vigiar e a outra para trabalhar. Os muros foram reconstruidos em 52 dias.
____  O rei da Pérsia deixou Esdras guiar outro grupo de judeus de volta para sua  terra natal.

Atividade em família

Finjam que vocês são jogadores de futebol. O que acontece  quando meninos de um time não fazem o que o técnico diz? O que acontece quando  alguém não obedece às regras?

Finjam que vocês estão aprendendo a tocar piano,  mas vocês não fazem a mão direita tocar a mesma música que a mão esquerda está  tocando. O que acontece? O que vocês têm que fazer para tocar uma música bonita?

Finjam  que vocês estão construindo uma casa mas não têm nenhum projeto. Vocês falam à  pessoa que fará o telhado, ao encanador, ao pintor e ao eletricista que comecem  por onde quiserem? A casa ficará pronta a tempo? Como ela será?

Oração em família 
Peçam a Deus para ajudá-los a trabalhar alegremente para Ele.  Peçam-Lhe para ajudá-los a fazer coisas que irão acelerar o trabalho na Terra,  de modo que Ele volte logo.

Leia a história da semana e o Verso Áureo

História
Antes da época de Ester, Giro, o rei da Pérsia, disse aos judeus:
- Voltem para Jerusalém e reconstruam seu templo, se quiserem.

Os judeus tinham vivido na Pérsia durante 70 anos. Alguns judeus preferiram  permanecer na Pérsia [você aprendeu isso na história da rainha Ester], mas 42  mil voltaram para Jerusalém e Judá. Demorou bastante, mas finalmente o templo foi reconstruído.

Depois que Deus usou Ester para salvar os judeus, Esdras, um escriba e  sacerdote, guiou outro grupo de volta para Jerusalém. A missão de Esdras era ensinar mais ao povo sobre Deus. Os judeus tinham esquecido muito sobre o Deus do Céu durante sua longa estadia na Pérsia. O rei não apenas deixou que Esdras e  outras pessoas fossem, coma também pagou a viagem. Mas havia problemas em Jerusalém. As pessoas que moravam perto de Jerusalém não queriam pagar impostos para a Pérsia. Isso deu início a uma guerra com a Pérsia. Na guerra, os muros de Jerusalém foram destruidos e os portões, incendiados.

Neemias era o copeiro do rei da Pérsia. Quando ele ouviu sobre os muros de  Jerusalém, ficou tão triste que chorou. Ele não conseguia comer, beber ou  dormir.
- Por que você está tão triste, Neemias? - perguntou o rei.
Parte do trabalho de Neemias era sempre parecer feliz. Por isso, ele estava com  medo, mas falou:
- Como posso deixar de estar triste enquanto a minha cidade natal fica em ruínas?
- O que você deseja? - perguntou o rei.
Neemias orou em silêncio, e disse:
- Se isso agradar ao rei, permita-me retornar para minha cidade ajudar a  reconstruí-la.

O rei não apenas deixou Neemias ir, como enviou as coisas que precisaria para  consertar os muros e portões de Jerusalém.

Alguns povos que moravam perto de Jerusalém não queriam que muros fossem  reconstruidos. Os líderes desses povos eram Tobias e Gesém.

O povo em Jerusalém queria ajudar a reconstruir os muros.
Neemias os organizou  para que cada família tivesse uma parte dos muros para consertar. Logo, a metade  do muro estava levantada. Sambalá organizou um exército para lutar contra os  construtores do muro. Neemias organizou seu povo em duplas. Uma pessoa estaria pronta para lutar enquanto a outra continuaria trabalhando. Neemias colocou  pessoas em partes diferentes do muro, prontas para soar as cornetas se um  inimigo viesse. Soldados mantinham suas armaduras durante todo o dia. Quando  eles iam dormir, vestiam suas roupas e mantinham suas armas ao lado.

Sambalá tentou um truque:
- Neemias, vamos conversar - disse ele.
- Estou fazendo um trabalho importante. Por que deveria parar o trabalho  enquanto falo com você? - respondeu Neemias.

Outras pessoas tentaram parar Neemias, mas ele não parou.

Em 52 dias os muros  estavam terminados.

Então todos se reuniram, entrando pelo portão principal da  cidade para ouvir Esdras ler o Livro da Lei de Moisés para o povo. As pessoas   prometeram amar e obedecer a Deus.

Quando as pessoas trabalham juntas, elas são felizes e podem fazer muita coisa. Até mesmo os inimigos de Neemias acharam que a rápida reconstrução dos muros foi  um milagre.
- Com certeza, esse trabalho foi feito por Deus - disseram eles.

Leia o Verso Áureo

Eu Amo a Palavra de Deus
Pense em duas coisas que devem acontecer se você trabalhar junto com Deus.
1
2.

Peça-Lhe para ajudá-lo a trabalhar sempre com Ele.

Trabalhando Juntos Para Deus.
Desenhe um rostinho feliz perto dos nomes das crianças que estão trabalhando juntas para Deus. Desenhe um rostinho triste no quadrado acima dos nomes das crianças que não estão fazendo o trabalho para Deus  juntas. Converse com um adulto de sua casa se tiver problemas para decidir.

Vamos ter um projeto secreto para nossa classe da Escola Sabatina no próximo   trimestre.

Eu queria enviar meus livros infantis para as crianças da India. Sandra queria  arrecadar dinheiro para mandar vacinas para as crianças da África. Injeções?  ARGH! Mas a classe votou enviar dinheiro para as vacinas, então vou ajudar.  Manterei a idéia de enviar os livros infantis, caso escolhamos meu projeto no próximo trimestre.

Temos um trabalho conjunto para terminar nossa nova igreja no próximo domingo. Fui posto na turma para varrer o nosso ginásio de esportes. Varrer! Varrer! Que  trabalho sujo e cansativo! Seria muito mais divertido jogar basquete com meu  amigo Bruno, então eu joguei.

Toda semana, meu irmão e eu trocamos pequenas tarefas. Na semana passada, fui a  minha vez de pôr a mesa e ajudar a preparar o jantar. Era a vez de o Júnior  limpar a mesa e pôr os pratos sujos na lavadora de louças. Era vez de a mamãe cozinhar e a vez de o papai fazer compras no supermercado e cortar a grama. A  propósito, eles trocaram as tarefas também. De qualquer forma, Júnior tinha uma  grande prova na semana passada e ele queria estudar - antes e depois da jantar.  Ele não me pediu para fazer suas tarefas, mas me disse quanto ele precisava  estudar. Eu me lembrei que Júnior faz as minhas tarefas quando eu tenho uma  emergência. Disse-lhe para ir em frente e estudar. Eu limparia a mesa.

Algo Para  Pensar:

1. Você alguma vez foi parecido com alguma destas crianças?
2. Como é fazer algo para Deus?
3. O que Daniel perdeu por não varrer?
4. Ajudar um irmão em suas tarefas é trabalhar para Deus? Por quê?

Leia a história da semana

Curiosidades
Por causa do povo que não queria que os muros de Jerusalém fossem reconstruidos,  Neemias teve que dar uma olhada em volta de Jerusalém à meia-noite, para ver o trabalho que tinha que ser feito.

Neemias colocou corneteiros nos muros para  chamar a atenção do povo se os inimigos se aproximassem.

Neemias organizou todos os que queriam trabalhar. Ele deu a cada família uma  parte do muro para construir.

Algumas pessoas tentaram desencorajar os construtores, mas Neemias encorajou-os  a continuarem construindo.

Neemias se tornou governador em Judá.

Neemias ajudou o povo judeu a obedecer a Deus durante toda sua vida. Mas quando  ele morreu, o povo começou a desobedecer a Deus novamente.

Leia a história da semana e o Verso Áureo

Quebra-cabeça

Neemias não seria convencido a parar o trabalho. Veja a história da Lição.
Complete as respostas preenchendo os espaços em branco.

"Estou fazendo um______________. Por que deveria ______________ enquanto falo  com ___________________?"

Leia Neemias 13:17 e 22. Quais dos Dez Mandamentos Neemias ajudou o povo a  guardar?

Leia esse mandamento em Êxodo 20:8-11.

Fale Sobre Isso

Veja se você pode ser um ajudante secreto:
Faça uma pequena tarefa em sua casa que você saiba que alguém em sua família  detesta fazer.

Continue a fazer essa tarefa sem que lhe peçam.

Veja quanto tempo você pode fazê-la em segredo.

Quando alguém perguntar se é você que está fazendo a tarefa, diga: "Sim, mas  vamos manter em segredo por enquanto, tudo bem?"

Veja quanto tempo leva para a última pessoa desconfiar do segredo.

Conte a Deus como foi divertido você guardar segredo. Ele ficará contente em  ouvir de você.

Leia a história da semana até poder contá-la a alguém

Pense Nisto

Por que é importante aprender como trabalhar? Você poderia ser mais feliz trabalhando com Deus do que trabalhando sozinho? Por quê? Você já trabalhou duro  em alguma coisa com mais alguém? Como se sentiu ao terminar o projeto? Quando  trabalho bastante em alguma coisa especial com mais alguém, geralmente fico feliz. Posso até ficar feliz trabalhando em um projeto de que não gosto, com  alguém de quem não gosto, se eu pedir a Deus para me ajudar em meu modo de  pensar.

Recapitule a história da lição e o Verso Áureo